Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

28/04/2012

28 DE ABRIL DIA DA EDUCAÇÃO E DO DESBRAVADOR

MORAÚJO EM PAUTA NO SITE DA APEOC

Um grupo de representantes de professores da rede municipal de Moraújo, reuniram-se com uma comitiva do sindicato APEOC nesta quinta-feira dia 25, representando o sindicato estavam o advogado Ítalo Bezerra, os assessores Roque Melo e Kim Lopes.
A pauta da reunião tratava do reajuste e aplicação do piso nacional do magistério, além da organização do sindicato naquele município. Um dos principais problemas identificado pelo sindicato e pelos professores do município é o "inchaço" da folha de pagamento da educação. Em ano eleitoral a folha da educação aparece como salvação para muitos gestores, e tornam-se o caminho mais fácil para acolherem seus novos apadrinhados.
Os professores de Moraújo não abrem mão da aplicação do piso nacional e no mínimo o INPC para os demais professores. Cobram também a aplicação do 1/3 hora atividade, visto que há um numero de professores na rede que permite a sua implementação.
Os professores agendaram uma assembléia geral para o dia 12 de maio, às 9 horas na Escola Estadual Huet Arruda. A assembléia deve tratar da campanha salarial 2012 e eleição da comissão municipal do sindicato APEOC.

Fonte: Apeoc

FICHA LIMPA PREOCUPA PRÉ-CANDIDATOS EM TODO O ESTADO

Pré-candidatos a prefeito e vereador de todo o Estado participaram ontem de um seminário sobre legislação eleitoral promovido pela Câmara Municipal de Fortaleza em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O encontro teve como objetivo levar informações a diversos segmentos sobre as eleições deste ano. Ao longo dia, três temas foram debatidos no plenário da Casa: registro de candidatura, propaganda eleitoral e Ficha Limpa.

Para o presidente do TRE no Ceará, desembargador Ademar Mendes Bezerra, o principal aspecto do pleito de outubro será a aplicação da Lei da Ficha Limpa. “Nós vamos ter uma surpresa agradável com a Ficha Limpa”, disse. Ademar Mendes acredita que a nova lei por si só irá inibir os considerados “ficha suja” a postularem cargos eletivos neste ano. Ademar Mendes ressaltou, no entanto, que é o eleitor que tem a responsabilidade de eleger pessoas íntegras.

Uma das principais dúvidas dos presentes sobre a Lei da Ficha Limpa foi sobre as condenações dos Tribunais de Contas. O advogado Djalma Pinto, especialista em Direito Eleitoral, explicou que, nestes casos, estão inelegíveis todos aqueles condenados por “ato doloso de improbidade”. Sobre as chamadas atecnias, erros na prestação de contas, Djalma disse que o TRE, baseado nas evidências, tem autonomia para diferenciar se houve dolo ou não. “As meras atecnias não caracterizam a má fé e não causa inelegibilidade”, ele diz, “mas quando se utiliza, por exemplo, uma nota fria (na prestação de contas), caracteriza-se o dolo e a má fé, o que gera a inelegibilidade”.

Fonte: O Povo Online

CENSO 2010: CERCA DE 1 MIHÃO DE CEARENSES NUNCA FORAM A ESCOLA

Cerca de um milhão de cearenses nunca frequentou uma escola, segundo os dados do Censo Demográfico 2010 divulgado nesta sexta-feira (27) no portal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com esse número, o Ceará é o terceiro Estado do Nordeste com o menor índice de escolaridade, ficando atrás apenas da Bahia e de Alagoas.
De 2000 para 2010, o percentual de jovens nordestinos que não frequentavam escola na faixa de 7 a 14 anos de idade caiu de de 7,1% para 3,2%. A maior queda na frequência escolar foi registrada na Região Norte, que caiu de 11,2% para 5,6%. Os melhores índices ficaram com a região Sul, nos últimos 10 anos Santa Cataria apresentou apenas 2,2% da população fora da sala de aula.

Escolaridade
Os números mostram também que o Ceará apresenta cerca de quatro milhões de pessoas que começaram a frequentar o ensino fundamental, mas acabaram abandonando a escola. Atualmente, cerca de 350 mil cearenses têm o Ensino Superior Completo, ou seja, ingressaram em uma faculdade e acabaram se formando e apenas 28 mil optaram por uma especialização, mestrado ou doutorado.

Fonte: Jangaadeiro Online

CEARÁ LIDERA A REDUÇÃO DE FILHOS POR CASAL NO PAÍS

A redução do número de filhos por casal é visível em todo o Brasil. E, segundo dados divulgados, ontem, pelo Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ceará foi o Estado que apresentou a maior queda de fecundidade nos últimos dez anos, passando de 2,84 filhos por casal no ano 2000 para dois filhos em 2010, uma queda de 29,7%. Em segundo lugar, está Alagoas, com diminuição de 20,2% e, em terceiro lugar, o Tocantins.
Ainda de acordo com o IBGE, a redução do número de filhos no Estado acompanha a realidade registrada no Nordeste, região que também apresentou a maior queda de fecundidade, com uma redução de 23%: enquanto no ano de 2000 a média por casal era de 2,69 filhos, em 2010, era de 2,06. Apesar disso, os casais nordestinos ainda continuam sendo os que mais têm filhos do Brasil.
Segundo o gerente de Projetos e Supervisão do IBGE Ceará, Paulo Cordeiro, a taxa de dois filhos por casal no Estado já pode ser considerada preocupante. Conforme ele, para que haja uma taxa de reposição populacional coerente, ou seja, a quantidade de pessoas que morrem sendo substituída pelas que nascem, o ideal para o IBGE é que cada casal tenha, no mínimo, 2,1 filhos. Diante dessa situação, Cordeiro considera possível dizer que a população cearense deve estagnar. "As perdas serão maiores que os ganhos. O que vai acarretar é que a população deve diminuir", avalia.

Diário do Nordeste

27/04/2012

UM APARTE ESCLARECEDOR...

Ultimamente, tenho lido artigos de sua lavra que denotam o grau de conhecimento e politização que lhe é inerente. Falar do seu estilo e da pertinência de seus escritos, até aqui, torna-se desnecessário, uma vez que o professor Fernando Machado Albuquerque já se pronunciou com muita propriedade.
Senhor Benedito Gomes Rodrigues, li, no “Coreausiará”, na data de 26/4/2012, o texto com o título DO CEIO MILITANTE DA LUTA POR LIBERTAÇÃO” (sic), de sua autoria, que assinala no terceiro parágrafo: “(...). É das CEBs que sai a mística e a força dos mártires, líderes assassinados pela ganância dos poderosos (latifundiários, políticos corruptos), dentre os quais podemos situar Chico Mendes, Ir. Dorothy Stang, Margarida Alves e, bem mais perto de nós, o coreauense Benedito Tonho, infelizmente por muitos desconhecido e praticamente apagado dos registros históricos coreauenses (uma vez que a história coreauense que é lembrada, como não só aqui, é a dos grandes, das elites palmenses).(O grifo é meu).
Mesmo sabendo que a manifestação tem caráter genérico, com sua permissão, gostaria de fazer um registro sobre o coreauense citado. No item 23.4 Conflitos de Terra em Ubaúna, às páginas 524-525, do livro “História de Coreaú (1702 – 2002)”, consta a morte do nosso conterrâneo, o trabalhador rural Benedito Antônio (Benedito Tonho) e a motivação do crime, que está ligada aos conflitos e tensões de terras na região.
Uma acurada leitura desse livro oportuniza a verificação de várias passagens que aludem a pessoas do povo, inclusive os tipos populares de Coreaú. Portanto, na história coreauense, não se encontra referenciada apenas a elite palmense. Essa obra foi pautada em documentos. Apesar da extensa pesquisa, muita coisa ficou de fora. Vale lembrar que na Introdução (p.35), consta a seguinte observação: “É oportuno, também, declarar, em face da existência de lacuna e omissões, que não se trata de um trabalho pronto, acabado na forma e no conteúdo...” Espero ser compreendido nesse aparte.
No mais, continue escrevendo suas crônicas, porque conteúdo e bom estilo você possui em grau maior. Com certeza, Coreaú se envaidece do seu talento e da grande contribuição que vem dando a cultura palmense.

Fortaleza, 26 de abril de 2012.
Leonardo Pildas

BAILARINA DO FAUSTÃO NO PAPARAZZO DESTE SÁBADO


“No ‘Domingão’ não ficamos de fio-dental rebolando a bunda para as câmeras. Nós somos profissionais da dança e o Fausto sempre faz questão de mostrar nosso valor. As roupas que usamos são sensuais e não vulgares. Estamos lá para trabalhar com a dança e não com o corpo", disse.

A MÚSICA DO DIA

PANASONIC LANÇA TV DE 145 POLEGADAS

A Panasonic, juntamente com o canal de televisão japonês NHK, apresentou ao público uma televisão de 145 polegadas. O novo modelo apresenta imagens com definição de 8K, assim, com definição 16 vezes a mais do que os atuais aparelhos HDTV, que contam com 1080 de resolução.
Com a tecnologia 8K a definição da imagem alcança 4320p, se assemelhando a mesma das telas gigantes IMAX usadas nos cinemas. De acordo com a própria fabricante, foi desenvolvida uma tecnologia de iluminação que deixa a imagem com maior estabilidade, mesmo quando está mostrando movimentos rápidos.
Ainda não há previsão do início das vendas do novo modelo.
Fonte: oficinadanet

CEARÁ REGISTRA 68 MORTES POR ACIDENTE DE TRABALHO EM 2010

As mortes por acidente de trabalho cresceram 40% em 2010 no Ceará, segundo  dados divulgados pelo Ministério da Previdência Social. Os números apontam que o Estado é o terceiro do Nordeste com os maiores índices, com 12.135 casos registrados, que provocaram 68 mortes em 2010.
No próximo sábado (28) as vítimas de acidentes de trabalho serão lembradas em todo o país. No Brasil, o número total de acidentes de trabalho registrados no Brasil caiu de 755.980 casos em 2008 para 733.365 em 2009, até chegar ao patamar atual, de 701.496 acidentes. A redução nos índices coloca o Ceará na contramão.
Fonte: Jangadeiro Online

DENGUE: FORTALEZA JÁ TEM NÚMEROS DE EPIDEMIA

O boletim informativo sobre a dengue em Fortaleza, a ser divulgado hoje à tarde pelas autoridades do Estado e Município e que já está lançado no sistema de monitoramento do Ministério da Saúde, deve admitir oficialmente que há um quadro de epidemia na Capital. E, de forma preocupante, que a presença do vírus Tipo 4 da doença - considerado mais grave porque ainda não havia se manifestado epidemicamente na cidade - agora está disseminado. 
Deverá ser informado que já são exatos 7.055 casos da dengue na Capital em 2012, conforme O POVO apurou junto a uma fonte da Secretaria Municipal da Saúde. Outro dado, extra-oficial, é que há outros 4.200 registros, ou pouco mais que isso, que já tiveram confirmação laboratorial prévia, mas que não teriam sido lançados a tempo no mesmo relatório emitido ao Ministério.
Fonte: O Povo Online

COREAÚ/CE - POLÍCIA CIVIL ELUCIDA CRIME DE TENTATIVA DE ARROMBAMENTO AO FÓRUM.

Foto: Sobral 24 horas/Blog da Força Tatica.
Cumprindo ordens expressas do Secretário de Segurança  Pública, Cel. Bezerra, a delegada municipal de Coreaú, Dra. Eveline Castro, com o apoio do delegado municipal de Massapê, Dr. Júnior, elucidaram o crime de tentativa de arrombamento ao fórum da comarca de Coreaú, fato ocorrido no início da Semana Santa do ano corrente. Desde o ocorrido, policiais civis deram início a várias diligências no sentido de prender o autor do referido crime. Na data de ontem, por volta das 16h, a delegada de Coreaú,  Dra. Eveline Castro, juntamente com o delegado de Massapê, Dr. Júnior e os policiais civis: Carlosmenes e Shirley elucidaram o crime e o autor se encontra preso. O autor dos fatos confessou e relatou com detalhes como praticou a ação criminosa.
O autor do crime é Carlos Dourado de Araújo, nascidos aos 10/05/1983, natural de Coreaú.


Fonte: Sobral 24hs/Blog da Força Tática/Notícias de Coreaú

27 DE ABRIL É O DIA DEDICADO A EMPREGADA DOMÉSTICA

GUARDIOLA NÃO É MAIS O TÉCNICO DO BARCELONA

(Foto: Agência Reuters)
A eliminação da Liga dos Campeões da Europa para o Chelsea, terça-feira, foi o prenúncio do fim da era Guardiola no Barcelona. Nesta sexta-feira, o comandante do time culé anunciou em entrevista coletiva que vai deixar o clube após o fim da temporada. Ele afirmou que já havia comunicado à diretoria que deixaria o cargo, mas que preferiu não informar ao elenco da equipe catalã. O auxiliar Tito Vilanova será o novo técnico de Lionel Messi, Xavi & cia.
- Não é uma situação fácil pra mim. Lamento a incerteza que gerei por conta disso. É um erro que assumo. Mas a exigência como treinador é muito grande. Por isso renovava de ano em ano. Quatro anos é uma eternidade como treinador do Barça. No início de dezembro, comuniquei ao presidente e ao Zubizarreta que minha etapa aqui estava acabando. Mas eu não podia dizer isso aos jogadores, pois o treinador é um dos pilares no vestiário... Desgasta tudo, e tem me desgastado. Esta é a principal razão para a minha saída- disse o treinador.

Fonte: Globoesporte.com

26/04/2012

A FRASE DO DIA

CAGECE REALIZARÁ CONCURSO PÚBLICO PARA 945 VAGAS

O Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, autorizou na tarde desta quarta-feira (25), a realização de concurso público para a Cagece. O certame prevê 315 vagas, mais 630 para cadastro de reserva. A autorização foi dada durante reunião no Palácio da Abolição, onde estiveram presentes além do Governador, o secretário das Cidades, Camilo Santana, e diretores da Cagece.

Na ocasião, Camilo Santana defendeu a realização do concurso como forma de garantir o capital intelectual da Companhia e a qualidade nos serviços prestados pela empresa. Além disso, Gotardo Gurgel, presidente da Cagece, pontuou a necessidade de contratação de novos funcionários para suprir a carência de quadro deixada por desligamentos e aposentadorias. O concurso irá disponibilizar vagas para nível médio e superior em várias áreas.

Cagece
A Cagece tem a concessão dos serviços de água e esgoto de 150 municípios no Ceará. A cobertura de abastecimento de água no estado, nas localidades atendidas pela Cagece, é de 97,71%, beneficiando mais de 5 milhões de pessoas, em 259 localidades. A extensão da rede de distribuição de água no estado é de 10.649.495 metros.

A Companhia oferece serviços de esgotamento sanitário a 71 localidades no Ceará, representando uma cobertura de 37,23%, beneficiando 1,89 milhão de pessoas. Em Fortaleza, a cobertura é de 53,60%.

26.04.2012

Assessoria de Imprensa da Cagece

SUPREMO APROVA COTAS RACIAIS EM UNIVERSIDADES

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa e Cesar Peluso também votaram pela constitucionalidade da política de reserva de vagas para negros em universidades públicas. Com os dois votos, já são seis a favor das cotas --a maioria dos ministros.

O STF julga uma ação proposta pelo DEM contra o sistema de cotas da UnB, que reserva 20% das vagas para autodeclarados negros e pardos.

Último a votar até o momento, Peluso criticou argumentos de que a reserva de vagas fere o princípio da meritocracia. "O mérito é sim um critério justo, mas é justo apenas em relação aos candidatos que tiveram oportunidades idênticas ou pelos menos assemelhadas", disse. "O que as pessoas são e o que elas fazem dependem das oportunidades e das experiências que ela teve para se constituir como pessoa."

Em um voto rápido, Barbosa, o único ministro negro da Corte, disse que os críticos das cotas são, normalmente, aqueles "que se beneficiam ou se beneficiaram da discriminação da qual são vítimas os grupos minoritários".

Ele afirmou que, no Brasil, a discriminação é cultural, "arraigada", do tipo que as pessoas não percebem. Segundo ele, os críticos das cotas raciais dizem que no Brasil existe uma "paz social", mas que segundo ele "mais cedo ou mais tarde se veria perturbada quando um grupo expressivo se vê à margem".

Fonte: PB Agora

MISSA DO PAPA BENTO XVI NO RIO SERÁ EM SANTA CRUZ

Os preparativos para a acolhida do Papa Bento XVI no Rio de Janeiro em virtude da Jornada Mundial da Juventude, em 2013, prossegue dentro do cronograma. Nesta quarta-feira(25), durante o encontro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi divulgado o local da vigília e da missa do Papa Bento XVI na cidade, a Base Aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste. Outros locais do evento ainda não foram definidos.
Mais de 300 bispos estão reunidos para discutir como orientar os religiosos a formar grupos para a Jornada Mundial da Juventude no Rio. As inscrições começam em julho e devem ser feitas pelo site da CNBB. São três opções: o peregrino pode se cadastrar para passar a semana toda no Rio, só para o fim de semana ou apenas para assistir à Missa do Papa, que será o ponto alto da jornada.

Fonte: oreporter

FACEBOOK ATINGE 901 MILHÕES DE USUÁRIOS, BRASIL TEM 45 MILHÕES

Foto: Getty Images
O Facebook superou atingiu 901 milhões de usuários no fim de março, mas viu seu lucro e sua receita caírem do fim do ano passado para o primeiro trimestre deste ano. Segundo um documento enviado à Securities and Exchange Comission (SEC), comissão reguladora do mercado de capitais dos EUA, a rede social teve uma receita de US$ 1,06 bilhão no último trimestre, uma queda em relação ao 1,131 bilhão do trimestre anterior.
O lucro caiu para US$ 205 milhões, ante US$ 233 milhões no mesmo período no ano passado, de acordo com o documento. O Facebook contratou mais de mil funcionários no ano terminado em março, levando seu contingente total a 3.539.
O número de usuários brasileiros cresceu 180% em um ano, chegando à marca de 45 milhões em 31 de março de 2012. Neste período cresceu também a penetração do uso do serviço entre a população: o Facebook acredita que a rede social seja usada por 30% a 40% da população.

Fonte: Portal Terra

LETRAS PALMENSES...


Com excepcional ventura, a Palma se destaca no luzir das letras de sua gente! Gente culta, sem empáfia, que faz cultura engrandecendo seu torrão. Por ser pertinente, transcrevo, aqui, a solene afirmação de Petrônio (27-66 d.C), in Satyricon: Isto é um fato, não uma história!”
Fiquei feliz lendo, hoje, dia 23 de abril de 2012, no blog RM no Foco, versos e prosas escritos por cidadãos que tanto desejam o progresso de Coreaú como o sucesso de seu povo. Gente que fala no superlativo sobre as lides citadinas, exaltando o coletivo. Gente que recorda, com entusiasmo e fidelidade, as coisas folclóricas da terra mãe. Gente que sabe dizer, com muita propriedade, quão nobre é o olhar acolhedor do novo pároco que busca apascentar toda a grei coreauense que crer na palavra do Cristo Salvador, mediante o apostolado católico.
Velha Palma, Coreaú, presta atenção nesta sentença de Erasmo: “As sementes do cipreste são tão miúdas que não podem ser vistas com os olhos, e, no entanto, em cada uma delas está uma árvore tão grande.” Agora, reflete sobre tua importância: tão pequena entre tantas, tu és celeiro de intelectuais. Contempla, pois, com satisfação o teu tesouro de luminares. Suaviza tuas amarguras lendo as folhas escritas por estas três grandes árvores que do teu solo se ergueram: os bacharéis em Direito - Fernando Machado Albuquerque e Francisco Eliton Meneses, e o bacharelando em Psicologia Benedito Gomes Rodrigues, nos respectivos textos intitulados de “PADRE LUCIONE QUEIROZ”, O LERUÁ DA PALMA e “FOME DE ÂNSIA”.
Hás de lembrar que Tudo floresce na luz do conhecimento” como afirma uma inscrição encontrada em relógio solar.
Orgulha-te, porque tens filhos que compreendem a pluralidade dos tempos hodiernos e lutam por uma sociedade mais justa e igualitária. Almejam o teu desenvolvimento para que seja garantido o bem-estar de tua população.
Coreaú, meu torrão natal, louva, com galhardia, as letras dos citados cronistas que honram a tua fibra e levam longe o teu nome. A tua beleza natural, o teu ar bucólico e a tua gênese incitam a criatividade e a inteligência de teu povo. São muitos, são tantos os teus filhos que lidam na prosa e na poesia. Outros, nos seus blogs, abrem espaços para que realce o brilho das letras em artigos, crônicas, sueltos, informes e notícias, oportunizando cultura.
Na oportunidade, com satisfação, expresso minha reverência ao trio literário em relevo e a todos que fomentam a grandeza das letras.

Fortaleza, 23 de abril de 2012
Leonardo Pildas

FOSTER: "GASOLINA PODE SUBIR"

A escalada da cotação do petróleo no mundo pode provocar alta nos preços de combustível no Brasil, disse a presidente da Petrobras, Graça Foster. Caso o preço do barril de petróleo chegue ao patamar de US$ 130 este ano, como indica algumas previsões, a Petrobras terá de repassar essa alta para a gasolina, afirmou a executiva.
"Esse valor tão alto é muito ruim para o desenvolvimento das economias. Porque é inexorável, é impossível que a gente não repasse para o preço futuros patamares, caso esse Brent cresça nas proporções que são apresentadas por alguns especialistas", comenta a executiva.
Fonte: Diário do Nordeste

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE A COMEÇA SÁBADO EM TODO CEARÁ

Começa neste sábado (5), em todo o Estado, a vacinação contra a influeza, também conhecida como gripe A. A meta da ação é imunizar 80% das crianças menores de dois anos, das gestantes, dos indígenas e dos idosos a partir de 60 anos, que no Ceará somam 1.312.787 habitantes.
A campanha objetiva ainda reduzir a mortalidade, complicações e internações causadas por infecções pelo vírus da influenza na população que precisa de mais proteção.

Mobilização
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e as secretarias municipais de saúde mobilizarão 27.080 pessoas e 2.002 veículos no dia D da vacinação.
Funcionarão 1.693 postos fixos de vacinação, que incluem unidades de saúde com sala de vacina, instituições de idosos e hospitais. Haverá, ainda, 7.320 postos volantes, que farão a vacinação em domicílio de pessoas acamadas.

Fonte: Jangadeiro Online

25/04/2012

AGUARDEM...

ASPIRINA REDUZ RISCO DE MORTE POR CÂNCER NO INTESTINO

Um estudo recente mostrou que a aspirina pode reduzir risco de metástase e morte por câncer, enquanto outro descobriu novos efeitos do medicamento que começam a esclarecer sua forma de atuação no organismo.
O assunto volta à imprensa hoje, com a publicação de um novo estudo no British Journal of Cancer, realizado pela equipe do Dr. Gerrit-Jan Liefers, da Universidade de Leiden, na Holanda.
No estudo, que levou quase uma década, um quarto dos pacientes não usou aspirina, um quarto apenas usou aspirina depois de ser diagnosticado com câncer e a metade restante tomou aspirina antes e depois do diagnóstico.
A maior parte dos pacientes que tomaram aspirina o fizeram para evitar doenças cardiovasculares, como enfarte e acidentes vasculares - a recomendação da ingestão de aspirina por pacientes em risco de doenças cardiovasculares tem maior concordância entre os especialistas.

Fonte: Diário da Saúde

GOOGLE LANÇA O "GOOGLE DRIVER"

O Google lançou oficialmente o novo serviço de armazenamento de arquivos, o Google Drive. Os usuários poderão usar um espaço de até 5GB gratuitamente, ou até mesmo pagar para poder armazenar até 100GB.
A ferramenta trabalhará em conjunto com o Docs, na mesma página, e terá integração total com o Gmail, que é o serviço de emails do Google. Serão lançados aplicativos para PC, Mac e Android. Já quem usa iOS terá que aguardar.
o Google Drive terá suporte para mais de 30 tipos de documentos e 99,9% de uptime, o que garante quase todo o tempo em atividade. Confira abaixo o vídeo de lançamento:


Do Site: SRZD

MEGA-SENA PODE PAGAR R$ 4,5 HOJE

A Mega-Sena desta quarta-feira pode pagar R$ 4,5 milhões pelo concurso 1.383, que ocorre a partir das 20h (horário de Brasília). A aposta mínima é de R$ 2 e pode ser feita até as 19h em qualquer uma das mais de 11 mil lotéricas do Brasil.
Se apenas um apostador ganhar o prêmio, ele poderá se aposentar com uma renda de mais de R$ 25 mil por mês, apenas investindo o valor do prêmio na poupança.
Também nesta quarta, a Lotomania pode pagar R$ 3,7 milhões. Para apostar na Lotomania é preciso escolher 50 números. Ganha o apostador que acertar 20, 19, 18, 17, 16 ou nenhum número.

Fonte: iG

O QUE FALTA É REPERTÓRIO, DIZ PROFESSOR SOBRE REDAÇÃO DO ENEM 2012

Para escrever uma redação nota 10 não basta apenas desenvolver os 3 pontos principais da dissertação. Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige prática e dedicação. No entanto, conhecer seu lado teórico é muito importante. De acordo com o professor Francisco Platão, do cursinho Anglo Tamandaré o que falta em um texto bem desenvolvido é repertório dos alunos. “Sem repertório, eles não saem da primeira linha”, afirma.
O repertório pode ser construído pela leitura de jornais, conhecimentos filosóficos, textos literários e de sociologia. Não adianta o estudante focar apenas nas matérias especificas, ele deve expandir seus conhecimentos para agregar valores a sua redação. O que torna um texto bom é a qualidade das informações e não o formato. Você tem que expressar o máximo de conteúdo com o menor número de palavras possíveis.
Platão avalia que “o bom professor deve ter um conhecimento geral amplo para passar as informações aos alunos possibilitando a formação de repertório”. Ele ainda acrescenta que uma boa redação é avaliada pelo domínio da linguagem e pela bagagem cultural. “Se o aluno não tem afinidade com o tema ele se perde na elaboração do texto e não consegue desenvolver sequer um parágrafo”, diz. 

Fonte: Universia

APÓS POLÊMICA COM CABELO PANICAT BABI SERÁ CAPA DA PLAYBOY

Foto: Band/Divulgação
Depois da polêmica envolvendo o corte de cabelo da panicat Babi Rossi, a moça vai posar para a revista Playboy em breve, informou a coluna de Ricardo Feltrin, da Folha de S. Paulo.

Segundo a coluna, o ensaio da panicat deve alguma referência à careca da modelo. A panicat já foi capa da revista masculina em abril do ano passado.

Babi é a única assistente de palco que ficou no quadro do elenco Pânico. As outras quatro meninas foram contratadas depois que o programa mudou de emissora.

Fonte: Pernambuco.com

CID GOMES VAI A BAHIA DEBATER EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

O governador Cid Gomes (PSB) participará de semana de debate com o vice-presidente Michel Temer (PMDB) e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-SP).
Os três participarão do 11º Fórum de Comandatuba, na Bahia, com o tema “O Brasil que nós queremos”. O evento ocorrerá de 28 de abril a 1º de maio, na Ilha de Comandatuba (BA).
O foco das discussões será educação e desenvolvimento econômico.

Fonte: O povo Oline

E A TELEFONIA MÓVEL EM COREAÚ

Há vários dias vemos os clientes da operadora Oi móvel de Coreaú reclamar com o sinal de transmissão. Acontece que algumas vezes, quando se está falando com outra pessoa, o sinal fica "pipocando", com falhas na comunicação, então faz-se necessário fazer um rediscagem para poder voltar ao normal. Nós do blog tentamos entrar em contato com a rede de transmissão para Coreaú más, não conseguimos. Aguardamos uma nota da empresa.

24/04/2012

A ÁRVORE E O GAROTO - ATITUDE DIANTE DO PROBLEMA!!!

A FRASE DO DIA

Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas idéias e a nobreza dos seus ideais.

Charles Chaplin

PROFESSORES DA UFC PODEM PARALISAR ATIVIDADES

Professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) podem paralisar as atividades juntamente aos funcionários técnico-administrativos da instituição. A decisão deve ser tomada durante assembleia geral às 10h desta quarta-feira (25), no auditório do Centro de Ciências do Campus do Pici, em Fortaleza.
De acordo com o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), a data será o marco de mobilização e de protestos dos professores contra a morosidade do Governo Federal no atendimento às reivindicações da categoria.
Segundo o Sindicato, o governo tem demonstrado descaso em relação aos docentes. Para o comando do movimento, a categoria vem sofrendo defasagem salarial, o que não condiz com “papel reservado ao professor como suporte básico para o desenvolvimento educacional científico, tecnológico e cultural do país”.

Servidores técnico-administrativos
Os funcionários técnico-administrativos das universidades decidiram paralisar as atividades nesta quarta-feira (25) e nos dias 9 e 10 de maio. Eles reivindicam principalmente aumento do piso salarial, atualmente de R$ 1.034,59, reajuste do auxílio alimentação e valorização da carreira.

Fonte:Jangadeiro Online

MÉDICOS PARAM NESTA QUARTA-FEIRA CONTRA PLANOS DE SAÚDE EM 12 ESTADOS

Médicos credenciados em operadoras de planos de saúde interrompem nesta quarta-feira (25), por um período de 24 horas, as consultas e outros procedimentos eletivos em dez Estados – Acre, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe. Além desses, haverá paralisação na Paraíba, com suspensão do atendimento apenas pela manhã, e no Piauí, onde a ação deve durar 72 horas.
Os atos marcam o Dia Nacional de Advertência aos Planos de Saúde. Nos demais Estados, estão previstas manifestações, entre elas uma passeata na Avenida Paulista, em São Paulo; protestos em frente à sede da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), no Rio de Janeiro; e panfletagem para esclarecimentos na rodoviária de Brasília.

Fonte:  iG

INTERNET SUPERA JORNAL E ASSUME SEGUNDA POSICÃO EM 2012

A internet avança a passos largos, e em 2012 assumirá a segunda posição em volume de investimentos, superando o jornal, e ficando apenas atrás da televisão. Segundo estimativas do IAB Brasil, o investimento digital crescerá 39%, fechando o ano com 13,7% de participação e faturamento na casa dos R$ 4,7 bilhões. Em 2011, a web representava 11% do bolo publicitário.
O crescimento do mercado de buscas será de 50% e o de display (banners) terá incremento de 25%, informou o presidente da instituição, Fabio Coelho - que também preside o Google Brasil.
De acordo com com o IAB, a internet cresce, em média, quatro vezes mais do que o mercado de publicidade, e vale lembrar que estes dados não contabilizam as redes sociais. Em breve será divulgada uma estimativa de faturamento para este ano, em que elas estarão incluídas. As 100 maiores empresas do país investem 13,4% de suas verbas publicitárias no meio digital, segundo Coelho, que considerou a web um mercado “pujante”.
O IAB considerou 80 milhões de internautas no país, maiores de 16 anos, dos quais 49% pertencem às classes C, D e E e 51%, às A e B.

Fonte: techguru.com

LI NO BLOGUE DO PROFESSOR ROMILDO MOURA

(...)CID GOMES ASSINA DECRETO QUE REGULAMENTA PROIBIÇÃO DE CELULAR EM
AGÊNCIAS BANCÁRIAS

O governador Cid Gomes assinou na sexta-feira (20) o decreto que regulamenta a Lei 14.961 de 2011, que proíbe a utilização de telefone celular dentro de agências bancárias. (...)

Pois bem: É assim mesmo que se acaba com a praga de carrapatos... Matando a vaca!

Tenho dito... E sempre!!!

--
Que Deus seja, minha e sua proteção sempre!!!

Manuel de Jesus

DEU NO DIÁRIO DO NORDESTE: 103 PREFEITOS CEARENSES TENTARÃO A REELEIÇÃO

De acordo com o Diário do Nordeste, dos 103 prefeitos cearenses que podem tentar a reeleição neste ano (2012), aproximadamente 75 pretendem disputar novamente a prefeitura na qual exercem mandato. (Fonte: Sobral de Prima)

Do Blog: Faltou alguém? Acho que não....

CANADÁ RECEBERÁ 12 MIL BOLSISTAS BRASILEIROS EM SUAS UNIVERSIDADES

O Canadá receberá 12 mil bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras. As bolsas são para cursos de graduação, doutorado e pós-doutorado. O anúncio da parceria foi feito pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e pelo governador-geral daquele país, David Johnston, na tarde desta terça-feira, 24, no Palácio do Planalto. O Canadá é hoje o país mais procurado por jovens brasileiros que pretendem aperfeiçoar a língua inglesa e o segundo, atrás apenas da França, para aqueles que buscam o francês como segundo idioma.

Com a nova parceria, o Canadá passa a ser o país que receberá, individualmente, mais bolsistas.

Ao anunciar as vagas para bolsistas, David Johnston reconheceu a importância do programa Ciência sem Fronteiras para o crescimento do país. “Estou realmente impressionado com o seu Ciência sem Fronteiras, porque educação, inovação e desenvolvimento o são os pilares da sociedade”, disse o governador-geral.
 
Fonte: planetauniversitario

GOVERNO VAI ENTREGAR 159 VEÍCULOS PARA O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

Está marcada para esta segunda-feira (23) às 20 horas, a entrega de 159 veículos do Programa Saúde da Família (PSF) a prefeitos de 143 cidades.
O governador do Ceará Cid Gomes e o secretário da Saúdo do Estado, Arruda Bastos farão a entrega dos carros, no Centro de Negócios do Sebrae.
Com os novos veículos, destinados exclusivamente para o PSF, será facilitado o transporte de equipes de saúde da família da sede para os distritos, e assim, assegurar o atendimento às famílias que moram mais distantes dos serviços de saúde.

Investimento
Dos 143 municípios, 16 receberão dois veículos por manterem 10 ou mais equipes de saúde da família realizando avaliação da qualidade da atenção básica. Os demais municípios receberão um veículo.
A aquisição dos veículos foi feita com recursos do Governo do Estado. O investimento foi de R$ 5.200.999,71 e constitui-se ação estratégica para a Operação Swap II – operação de crédito desenvolvida junto ao Banco Mundial.

Confira quais munícipios vão receber dois carros
Barbalha; Maracanaú; Senador Pompeu; Brejo Santo; Mauriti; Sobral; Itapipoca; Morada Nova; Trairi; Itarema; Paracuru; Ubajara; Jardim; Russas; Limoeiro do Norte e Santa Quitéria.

Fonte: Jangadeiro Online

PROFESSOR NÃO PODE COMPETIR COM INTERNET

Imagine, em um mundo sem internet, o dia em que professores são avisados que dali para frente uma ferramenta de pesquisa permitirá aos seus alunos ler, assistir, ouvir e discutir sobre qualquer assunto. Qual seria a reação dos educadores? Para especialistas, há muito motivo para comemorar: a chance de obter êxito no aprendizado aumenta. Na vida real, a recepção não foi bem assim. A falta de adaptação do professor às novas tecnologias e ao aluno influenciado por elas são tema do segundo dia da série especial do iG sobre os problemas na formação do docente.
Incluída ou não na aula, presente ou não na escola, a internet faz parte da rotina dos alunos. Em 2008, quando apenas 23% dos lares estavam conectados segundo o Ibope, o instituto já apontava que 60% dos estudantes tinham acesso à rede de algum modo. Em pesquisa realizada nas escolas estaduais do Rio de Janeiro em 2011, 92% disseram estar online ao menos uma vez ao dia.
“O professor pode escolher como tratar a internet, mas não pode ignorá-la”, diz o pesquisador emérito de Ciências da Educação da Universidade de Paris 8 e visitante na Universidade Federal do Sergipe, Bernard Charlot. Ele vê duas possibilidades para o educador: fazer o que a máquina não sabe ou ser substituído.
“Ninguém pode concorrer com o Google em termos de informação. O professor que ia à frente da sala apresentar um catálogo vai desaparecer em 20 anos e ser substituído por um monitor”, afirma sem titubear, emendando um alento: “Por outro lado, o professor que ensina a pesquisar, organizar, validar, resolver problemas, questionar e entender o sentido do mundo é cada vez mais necessário.”

Fonte: iG

23/04/2012

FRASE PARA REFLEXÃO!

Se você não quer ser criticado, eis a solução: Não faça nada, não fale nada, não seja nada.
Erasto

NO NORDESTE, DILMA ANUNCIA MEDIDAS DE R$ 2,7 BILHÕES CONTRA A ESTIAGEM

O governo pretende minimizar efeitos da estiagem no Nordeste por meio da concessão de crédito extraordinário para medidas como o seguro a pequenos produtores, a expansão da rede de abastecimento de água, a antecipação dos recursos do programa Água para Todos e a recuperação de poços artesianos. Entre liberação de créditos e linhas especiais, os investimentos somam cerca de R$ 2,7 bilhões.
O anúncio foi feito hoje (23), em Aracaju (SE), durante a visita da presidente Dilma Rousseff a governadores nordestinos. Serão enviadas ao Congresso quatro medidas provisórias para que haja mais liberação de recursos para a região.

Fonte: Uol Notícias

AS BELEZAS CEARENSES

Georgia Busgaib e Khrisley Karlen as coleguinhas do "Caldeirão"

A IMAGEM DO DIA: A TERRA VISTA DO ESPAÇO

Foto Nasa/ Publicado no iG

E NO COREAÚ....

SEMIFINAIS DO PAULISTÃO SERÁ NO DOMINGO


A Federação Paulista de Futebol confirmou na tarde desta segunda-feira as datas e horários das semifinais do campeonato estadual. As duas partidas serão no domingo. Às 16h, o São Paulo recebe o Santos, no estádio do Morumbi. E, às 18h30m, o Guarani encara a Ponte Preta, no Brinco de Ouro da Princesa.
Assim como na fase de quartas de final, o jogo que decide a vaga na final do Paulistão será único. São Paulo e Guarani têm a vantagem de atuar em casa, mas, em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis.

Fonte: Globoesporte.com

BANCO CENTRAL DIVULGA QUE 27% DAS MOEDAS ESTÃO FORA DE CIRCULAÇÃO

Um levantamento feito pelo Banco Central (BC), divulgado nesta segunda-feira (23), estima que 27% das moedas emitidas desde o lançamento do Plano Real – há 18 anos – estejam fora de circulação. Por ano, deixam de circular 7% das moedas de 1 centavo e 3% das de R$ 1.
Entre as razões que explicam essa estatística, estão a perda de moedas de baixo valor pela população e o armazenamento prolongado.

Mais dados
A pesquisa do BC também aponta que 85% das cédulas nos valores de R$ 10, R$ 20, R$ 50 e R$ 100 em circulação no país apresentam bom nível de conservação. De acordo com o BC, esse estado contribui para a identificação dos elementos de segurança pela população e dificulta a atuação de falsários.
Já as cédulas de R$ 2, R$ 5, R$ 10 e R$ 20 têm vida útil, em média, de 14 meses. Já as cédulas de maior valor – R$ 50 e R$ 100 – podem durar em média 37 meses.
Segundo o BC, a pesquisa também alerta para o volume de notas descaracterizadas, ou seja, que apresentam riscos, furos, fitas adesivas, entre outros. Esse desgaste precoce se deve geralmente ao descuido no manuseio das notas ou até mesmo a dano intencional.

Fonte: Jangadeiro Online

O LERUÁ DA PALMA


Já não temos quase nada,
Tradição quase nenhuma,
Salvo réstia de passado,
Relegada e moribunda.
Ainda recordo do tempo,
Manhã turva de outrora,
Ao romper d'aurora gris, 
De certa Páscoa canora.
Cedo que havia desperto,
Co' inocência inda pueril. 
Indaguei curioso da horda,
Que cruzara a tarde febril.
No sereno da velha Palma,
Em meio à missa da Matriz,  
A horda cruzara altaneira,
Co' irresistível força motriz.
Recolhida na manhã do dia,
A verba da inseparável cana,
Partia reluzente de alegria,
Da Palma a luzidia caravana.
Em busca do pau do Judas
Seguia meio-dia ao serrote,
Avultando ao final da missa,
Sem nada a deter-lhe o trote.
Ao chegar deitavam a planta,
O "Judas" de cima desciam,
Aos poucos surgiam as rodas,
As toras de pau se erguiam.
Minha mãe então me disse:
"Meu filho, tu viste o Leruá.
Uma tradição popular primeva,
Das poucas que temos no lugar.
Nos meus tempos de menina,
Já me embalava o entoar:
'Sá Chiquinha, Sá Chiquinha,
Se a cachorra lhe mordeu,
Como eu gostava dela,
A dentada não doeu,
E tora, tora, Leruá!
Vamos torar! Leruá!
Pancada dura, Leruá!
De marruá! Leruá!
Levanta o pau, Leruá!
E vamos lá! Leruá!
Vicente Chico, Leruá!
É o campeão! Leruá!
O eterno rei, Leruá!
Da tradição! Leruá!
Salve o Cachica! Leruá!
Não morre não, Leruá!
O que nos toca, Leruá!
O coração! Leruá!'
(...)"

Fco Eliton Meneses
Retirado do Blog Diário de um Navegante

PADRE LUCIONE QUEIROZ

Eu era um católico ferrenho. Fui batizado crismado e casado (1993) perante a Igreja Católica e, inclusive, era membro do grupo de casais que existia em Coreaú no final do vicariato do Padre Rômulo nesta comuna.

Paulatinamente fui perdendo a vontade de assistir às missas católicas, por algumas razões, mas o pensamento seguinte, de autoria do Dr. Dráuzio Varela, serve de arrazoado principal: “Quanto aos religiosos, (...) não os considero iluminados nem crédulos, superiores ou inferiores, os anos me ensinaram a julgar os homens por suas ações, não pelas convicções que apregoam”. Tornei-me, como conseqüência, no mundo católico, uma ovelha desgarrada.

Dia desses, lendo um texto intitulado “Coreaú de novo padre, esperança de Igreja renovada”, produzido – diga-se de passagem, muito bem produzido, tanto no aspecto gramatical quanto conteudístico – por Benedito Gomes Rodrigues, universitário de Psicologia da UFC (campus Sobral), que mora em Coreaú, a palavra esperança, de súbito, veio-me à mente, como um sinal de alerta vermelho, como um chamamento para que eu retorne à Casa de Deus com a freqüência de outrora, em especial com a família (esposa e três rebentos), escute a Palavra da Divina Providencia ecoando da boca do novo sacerdote, no caso, Padre Lucione Queiroz e, destarte, ratifique a minha fé em Deus (que nunca perdi), porquanto inobstante ausente do templo, em meu lar diariamente faço orações com a minha prole.  

E essa esperança vem aumentando. Creio que porque as ações e o comportamento do Padre Lucione Queiroz permeiam com coerência no seio social da “Palma”. Os comentários são bons, do tipo “o novo Padre é um homem muito simples”. Ou seja, ele caiu no gosto das pessoas, conforme se constata, em menos de quatro meses na Paróquia, merecendo, sem dúvida, a nossa credibilidade e digno de ser por todos nós, católicos coreauenses, escutado, pois como muito bem disse nas entrelinhas o sobredito acadêmico, no fragmento que segue transcrito, extraído do texto acima citado, a humildade e a entrega advindas do pastoreio são a substância do sacerdócio. Foi assinalado assim: “Sermão bonito não basta. Palavras lançadas ao vento são fáceis de fazer. Difícil é ter vida coerente. Não digo vida de santo no sentido de perfeição, mas vida de simplicidade, de humildade e de entrega. (Lucas 1, 52)” (Grifo nosso).

Portanto, tenho a imensa vontade de assistir, como antes, às missas, participar ativamente dos movimentos da Igreja e, desse modo, voltar a ser um católico praticante, visto que o Padre Lucione Queiroz tem correspondido às expectativas, revelando-se um bom “Pastor”, configurando-se em uma esperança desta ovelha desgarrada.


FERNANDO MACHADO ALBUQUERQUE
Professor
Técnico Judiciário do TJCE

FOME DE ÂNSIA


Um velhote, enfraquecido pelas farras e gulas dos tempos de juventude, compensadas na vida devotada de operário, chefe de família e campeão das horas extras, perde-se agora no que fazer depois da aposentadoria. Viúvo e sozinho... Todas as manhãs, em rotina ritual, larga cedo a rede. O sono é leve e curto, não lhe cobra como antes. Pega a bengala, já lustrada pela oleosidade de sua mão. Com a mesma roupa que dormira e sem café, ou frescura, sai a caminhar num típico trajeto.

Passadas largas, olhar solto, enquanto a bengala tateia o chão. Sente-se ali forte, entretido em pensamentos, sobretudo saudosismos das proezas pretéritas e inseguranças quanto ao futuro vindouro.

Na madruga, poucas são os olhares incriminatórios ou esnobes. Os transeuntes, todos conhecidos, o cumprimentam. Puxam, por vezes, um dedinho de prosa. Depositam-lhe umas moedinhas de atenção. Surgem motivos pra sonoras e graves gargalhadas. Alívio e agrado!

Ao voltar pra casa, encontra de novo a velha, e já não tão cheirosa, guerreira rede. Deita-se. Põe-se a balançar. Uma manhã de olhares para as telhas, encarando-as de frente, de um modo tal qual não chega a encarar dívidas consigo.

O tédio corrói... Sua companheira é a falta de sentido e propósito. Suas mães, as mágoas e culpas, o esquecimento. A vida termina antes de findar, vazias as possibilidades pela cega vista do tedioso.

A rotina se segue. O tempo passa. Acena pro tempo passando, expectador.

Benedito Gomes Rodrigues
Protected by Copyscape Unique Article Checker É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.